sábado, 13 de agosto de 2011

SEGREDOS DE LIQUIDIFICADOR




Quero dizer em seu ouvido segredos que vão abalar suas crenças e certezas. Derrubar suas falsas estruturas mal construídas. Quero revelar seu nome aos sete ventos, para tirá-lo do anonimato em que se colocou. Covardia, essa é a palavra que te denomina e te resume. Sempre em cima do muro. Sempre esquivo, saindo pela tangente. Você e suas verdades perfeitas, suas táticas infalíveis, sua vida tão certinha. Você e esse sorriso amarelo no rosto só para fingir que é feliz. Sua roupa sempre limpa e passada, seu cabelo penteado, sua barba feita no dia. Mas agora para um pouco, meu amigo. senta aqui e me escuta. Vou te revelar segredos de liquidificador, ao pé do ouvido, triturando seus pensamentos até se tornarem líquidos para que possa engolí-los. Ao engolí-los sentirá na boca o gosto amargo das verdades que te provocarão ânsias em seu estômago frágil, acostumado a alimentos menos picantes e facilmente digeríveis. 
Não, não quero facilitar sua digestão. Ela terá que ser lenta e gradual.  Terá que ser sentida e dolorosa, como a vida é, para que saia do seu castelo de sonhos.  Olhe a sua volta agora, sinta que o mundo pulsa, que o mundo gira e não é ao seu redor, nem tampouco depende de você. Você é apenas mais um nessa imensa engrenagem e é bom que saiba que se não funcionar, será prontamente substituído por uma nova peça. O importante é que a máquina não pare de funcionar.
Então, companheiro, cuidado com suas idéias fixas, com suas certezas absolutas, com sua segurança inabalável, com sua ridícula altivez. Você é apenas um homem, um mortal como qualquer um de nós, sem privilégios ou regalias. Você é apenas um humano, de carne e osso, nesse mundo de máquinas poderosas, de alta tecnologia.
Fique  atento para não ser por elas devorado.




Ianê Mello



Nenhum comentário: