domingo, 17 de julho de 2011

HOMEM PREDADOR





O lobo que habita na floresta isolada tem garras afiadas, dentes pontiagudos e espessa pelagem. Essa pelagem volumosa tem seu propósito, sendo  feita de duas camadas. A primeira bastante resistente para repelir a água e a sujeira.  A segunda é composta por um denso pelo tornando seu corpo impermeável a água. O subpelo é formado por grandes tufos de pelos, espalhados por todo seu corpo. O animal esfrega-se, diversas vezes, contra pedras e galhos para que esses tufos se desprendam de sua pele.
São animais altamente predadores no ecossistema que ocupam. Sua visão noturna é a mais avançada da família dos canídeos. Seus  olhos  brilham como faíscas na noite à procura de sua presa. Famintos e vorazes, ágeis na caça, são capazes de percorrer várias longas distâncias  durante uma perseguição. Seu ponto forte não é o olfato, mas sua audição totalmente apurada. É capaz de ouvir  a queda de folhas das árvores durante o outono
Seu instinto de sobrevivência o faz utilizar todas as armas que a natureza lhe deu para manter-se vivo.
E para que estou aqui a falar de lobos e suas características? Porque acho importante refletirmos sobre as características e necessidades das diversas espécias, sendo elas humanas ou animais. 
O lobo, me parece, um animal bastante interessante e que sempre exerceu fascínio nos humanos. 
Dando origem a figura mitológiga conhecida como lobisomen, que seria um monstro que mistura formas humanas e de lobo. É um dos monstros fictícios mais populares no mundo, sendo inclusive muito conhecido no folclore brasileiro, onde há de fato pessoas que acreditam em sua existência. Por conta disso, inclusive, sua figura foi largamente explorada nos filmes de terror.








Fico eu aqui a refletir o porque de tanto interesse por esse animal. Encontrará o homem em si características  semelhantes as do lobo?
Muitos homens  tem características predadoras. É  só atentarmos para os noticiários que relatam assassinatos violentos praticados por sociopatas que, após abusarem física ou sexualmente de quantas vítimas eles puderem capturar, as matam sem dó nem piedade. Uns baleiam, outros esfaqueiam,outros ainda esquartejam, e outros chegam até a comer as suas vítimas. E a pedofilia, que também se trata de um ato predador, praticado tanto por homens, quanto por mulheres.
E quando a vítima desses predadores humanos é o próprio animal, o que  ameaça a extinção de muitas espécies. O homem , que destrói a natureza impossibilita a sobrevivência desses animais em seus habitats naturais. Além disso, em muitos países permite-se a caça de certos animais; como a raposa, no Reino Unido; o coelho e o veado, em Portugal e o massacre ao touro, na Espanha. 
E o que leva o homem a se tornar predador? Necessidade de alimento, sobrevivência, auto-defesa? Não, o simples prazer de mostrar-se superior ao animal ou ao outro ser humano subjugado, o domínio que possui sobre ele, uma forma de demonstrar sua masculinidade, seu poder absoluto. Quando a presa é o animal ainda exibe orgulhosamente seu troféu preso a parede (como um mero enfeite) ou no chão de sua sala para que os amigos vejam o quanto é poderoso. 
Sim, agora chegamos aonde eu queria. O lobo, animal irracional, caça para sobreviver, como tantos outros animais. Tudo o que faz é visando essa sobrevivência. 
O homem, sendo um animal racional é predador por opção, por prazer, por esporte e totalmente consciente do mal que causa. Sejam suas vítimas outros seres humanos ou animais o faz por necessidade de sentir o gosto do poder em sua boca, o sabor da morte em seus olhos, o sangue em suas mãos, sentindo-se assim dotado de um grande poder. 

Covardes homens...

Ianê Mello


Crédito de imagem: google

4 comentários:

Leonard M. Capibaribe disse...

Não somos lobos... Somos mais selvagens porque somos inteligentes...

Dilmar Gomes disse...

Amiga Ianê, ecxelente trabalho dissertatório. Muito bom!
Um grande abraço, amiga escritora.
Tenha uma linda semana

Ianê Mello disse...

Concordo, Leonard. Foi justamente o que quis passar. Eles são irracionais e agem pelo instinto. Nós, não.
Obrigada pela atenta leitura.
Bjs.

Ianê Mello disse...

Sempre importante sua presença. Um lindo fim de semana.
Abraço fraterno.