sábado, 12 de dezembro de 2009

A Força de Tuas Palavras



Essa misteriosa força
que abrigas em tuas palavras 
me emocionam intensamente
Tocam com ternura minh'alma
por vezes descrente e incrédula

Tua fé me comove,
pela simplicidade e delicadeza
com que a professas
És puro de coração
e teus versos são dádivas
que ofertas a quem os lê

Não sei se sou merecedora
pois em algo que não creio
deixo-me deveras tocar
Será que é minha alma
que responde à essa Luz
e reascende a chama
da fé que habita em meu ser?

Indagações sem respostas
até o presente momento
Deixo-me então ser tocada
por esse suave instrumento
que suas mãos representam
em palavras iluminadas


Ianê Mello


Homenagem à Marcelo Novaes




Kwan Yin é a Bodhisattva da Compaixão que tem mil mãos. Dizem que após iluminar-se, ela teve o merecimento de viver em dimensões mais elevadas, mas escolheu cumprir seu serviço espiritual aqui na terra emanando amor até que todos os seres se iluminem! Nossa, dá pra imaginar tanto amor incondicional? São essas suas palavras:
  "Enquanto você for gentil e tiver amor no seu coração, mil mãos virão naturalmente em seu auxílio. Enquanto você for gentil e tiver amor no seu coração você terá mil mãos para auxiliar outros".

Bodhisattva é um termo do budismo que designa seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa a remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres. A expressão significa, em tradução literal do sânscrito, "ser (sattva) de sabedoria (bodhi)" (fonte: Wikipedia).



20 comentários:

Marcelo Novaes disse...

Ianê,




Obrigado tanto pela mensagem/homenagem, como pela forma de dizê-la.



:)




Beijos,








Marcelo.

Ianê Mello disse...

Marcelo,

você é merecedor da homenagem e de cada palavra dita, pois suas palavras muito tem contribuído para a minha reflexão e crescimento.

Obrigada, amigo.

;)


Beijos.

Anônimo disse...

Gostei do texto, mas incorporei ele em outra pessoa.

Que video interessante! Um sincronismo cultural.

Ianê Mello disse...

Felipe,

você me deixou curiosa.

A quem incorporou o poema?

Achei o vídeo excelente também.

Beijos.

aapayés disse...

Que lindo es pasar a leerte.. me dejas con la ternura acariciando el alma..


Un beso con cariño

Un abrazo
Saludos fraternos..

Que tengas un lindo fin de semana..

JIM disse...

Ianê

Obgdo. por sua visita e comentário.
A UTOPIA é feita de pequenas utopias que se vão conquistando pouco a pouco. Não é utopia o que escrevi, é um degrau que desejo todos nós subamos para continuarmos a caminhada em busca da LUZ.
Quando falo de Budha, de Lao Tsé, de Jesus Cristo e Moammed, sempre pergunto quantos, ao longo da vida da raça humana não terão existido.
São Bodhisattva's que nos têm ensinado o que só alguns têm aprendido.
Tento aprender, mas que é dificil seguir direito os ensinamentos...isso é...
Arjuna, quando comandava os exercitos do Bem, questionava-se se ao combater os exercitos do Mal, não iria também matar.
Isso ia contra todos os ensinamentos. A vida é sagrada.
Mas o Senhor Krsna, entendeu o que se passava na alma de Arjuna....

O Principio é o mesmo, o Nome é que é diferente. Está de acordo com a sociedade em que é pensado.

PAZ e LUZ para iluminar os seus passos.

JIM disse...

Ianê

Eu tenho o texto em sanscrito em indiano e traduzido para português "0 Bhagavad-gitã Como Ele É" ...
Sabia que os essénios, estudavam a partir do Avesta, de Zoroastro, com o conceito do Bem, (Ahura Mazda)[Mazda= LUZ] Ormuz e (Angra Mainyu) Arimã o do Mal. Mas este conceito, os Persas foram buscá-lo à India, do Budismo.
Como disse antes, o Principio é o mesmo, as sociedades é que são diferentes.

PAZ e LUZ

Lara Amaral disse...

O Marcelo é grande contribuinte à poesia e à nossa reflexão.

Lindo poema, Ianê. Gostei muito!

E eu que lhe agradeço os gentis comentários, a atenção que atribui a mim.

Beijos.

A.S. disse...

Ianê...

Felicito-te por este belissimo espaço!

Talento, sensibilidade e muito bom gosto!

Um beijo...
AL

Ianê Mello disse...

Paez

Obrigada pelo carinho.

Saludos fraternos

Um lindo fim de semana para você.

Braulio Pereira disse...

mergulhei..
no teu mar de AMOR...
teu sol..
meu alvor.


beijo poético

Ianê Mello disse...

Jim

É sempre um prazer visitar você e ler seus poemas.

Conheço o Bhagavad-gitã e, inclusive tenho esse mesmo que você citou:
"0 Bhagavad-gitã Como Ele É".

A edição é de 1986.

Você me fez lembrar de um passado...

Já estou pegando a minha edição na estante. Preciso revê-lo e reestudá-lo com mais vagar.

É verdade, "o Principio é o mesmo, as sociedades é que são diferentes."

Obrigada por me fazer recordar do
"Bhagavad-gitã".

Você é sempre bem vindo.

Paz e Luz!

Ianê Mello disse...

Lara, não foi à toa que fiz essa homenagem...

Quem não conhece seus textos, certamente precisa conhecê-los.

Procurei fazê-lo especial para uma pessoa que bem o merece. Fico feliz que tenha gostado.

Essa reciprocidade é muito importante, querida.

Beijo com carinho.

Ianê Mello disse...

A.S.(Abilio),

agradeço pelas palavras de carinho e incentivo.

Fui visitar o seu e encantei-me com sua sensibilidade e com a beleza de seus poemas.

Tornei-me sua seguidora para melhor acompanhá-lo, mas não consegui adicionar o seu link a minha lista.

Um beijo.

Unknown disse...

Ianê,

Retribuindo visitas me deparei com a exuberante e merecida homenagem à Marcelo Novaes.

Parabéns pelo blog, e pelas belas postagens. Continuarei seguindo-a!

Beijos

Mirse

IVANCEZAR disse...

Parabéns a ambos
Ao homenageado - porque sempre é bom o afago à alma
Para a autora, porque além de generoso, homenagear com versos é dar a alma !

Ianê Mello disse...

Mirse,


é um prazer recebê-la aqui nesse espaço, onde sempre procurarei homenagear àqueles que me encantam com seus escritos e de alguma forma contribuem para a minha evolução.

O Marcelo é uma dessas pessoas queridas.

Fico muito feliz que tenha gostado, pois sempre quis tê-la a me acompanhar.

Sempre leio seus comentários e aprecio sua sensibilidade.

Seja muito bem vinda.

Beijos.

Ianê Mello disse...

Ivan,

você aprecia em mim a generosidade que você também possui.

Em todos os seus comentários você traz até a mim sua generosidade e carinho.

Agradeço de todo o coração.

Você é sempre bem vindo.


Beijos.

ju rigoni disse...

Bonita homenagem, Ianê!

Amizade é, antes de tudo, admiração. E a admiração pode ser o estímulo que nos impulsiona ao encontro do que há de melhor em nós mesmos. Porque amizade, em minha opinião, também é sentimento no seu estado mais puro.

Bjs e inté!

Ianê Mello disse...

Ju,

você sintetizou meu sentimento em suas poucas e sábias palavras.

Obrigada, amiga, por estar aqui.

Beijos.